sábado, 13 de junho de 2015

O vírus Ebola

Em março de 2014, o ministro da saúde de Guiné informou que o país estava sofrendo com um surto de febre desconhecida, a qual havia matado dezenas de pessoas em um curto período de tempo. Dias depois, a OMS - Organização Mundial da Saúde - confirmou se tratar do vírus Ebola, o qual atingiu também as vizinhas Libéria e Serra Leoa.

Mapa de países africanos com casos de Ebola,
com destaque a Guiné e Serra Leoa,
que sofrem com maior número de casos.
O vírus se espalhou rapidamente em território leonês, colocando mais de um milhão de pessoas em quarentena em setembro daquele ano. A incerteza sobre a doença e o despreparo ante a situação fizeram com que os corpos das vítimas do Ebola fossem enterrados às pressas, muitas vezes, sem os rituais religiosos típicos, como mostra a imagem a seguir.

A emergência fez com que os corpos das vítimas do Ebola
fossem enterrados às pressas.
Recentemente, a OMS notou o aumento do número de casos da doença em Serra Leoa e Guiné, enquanto a Libéria foi declarada livre do Ebola em 9 de maio.

O que é o Ebola?

Ebola é uma doença viral descoberta em 1976 cujo principal sintoma é a febre hemorrágica. Surtos esporádicos da doença ocorrem ao longo de década, caracterizando-se como grave e muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade de até 90%, de acordo com dados da OMS. A transmissão se dá através de contato direto com o sangue, fluidos corporais e tecidos de animais ou pessoas infectadas. O nome da doença tem relação com o rio Ebola, na República Democrática do Congo, local onde o vírus foi encontrado pela primeira vez.

Referências

Serra Leoa coloca mais 1 milhão de pessoas em quarentena contra o ebola. In: Portal R7. Web, 2014. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/serra-leoa-coloca-mais-1-milhao-de-pessoas-em-quarentena-contra-o-ebola-26092014 Acesso em: 06 de junho de 2015.

Publicações da OMS. In: Organização Mundial da Saúde. Disponível em: http://www.who.int/eportuguese/publications/pt/ Acesso em: 06 de junho de 2015.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

História: Serra Leoa, colônia britânica

O livro "África, O Despertar de um Continente", de Jocelyn Murray (2004) traz que a colônia de Serra Leoa foi fundada em 1797, visando um projeto de assentamento de negros e brancos livres tidos como indesejáveis em terras britânicas e norte-americanas. A partir de 1808, passou a ser definitivamente uma colônia da Coroa Britânica. A exportação de produtos naturais locais possibilitou períodos de grande prosperidade aos colonizadores.
 
Ao final do século XIX, o processo de anexação de territórios atingiu as dimensões atuais do país. A resistência dos povos mende e temne, em 1898, culminou em um conflito conhecido como "Guerra do Imposto sobre Cabanas".
 
Com a chegada do século XX, a colônia começou a declinar economicamente. Os crioulos tiveram grande dificuldade em competir com outros comerciantes, limitando-se a partir daí, às redondezas de Freetown e perdendo influência junto ao poder.
 
Movimento de independência
Sir Milton Margai (1895-1964).
 Fonte: Sierra Express Media
 
Os primeiros movimentos de independência foram dominados inicialmente por crioulos. Em 1951, um partido político com bases no interior venceu as eleições nacionais. Em 1961, com a independência de Serra Leoa,  Sir Milton Margai, representando o sul do país, passou a ser o primeiro-ministro. As instabilidades motivadas por divisões culturais e a irregularidade econômica permaneceram durante longo período. Sir Milton faleceu em 1964 e foi sucedido pelo irmão, Albert. Em 1967, a oposição conquista o poder através de Siaka Stevens, do norte.
 
Em 1971, Serra Leoa virou uma república e Stevens se manteve como presidente. Sete anos mais tarde, a nova constituição suprimiu os partidos de oposição. Leia mais sobre
 
Após a Guerra Civil (1991-2002), em 2004, foram realizadas as primeira eleições municipais desde 1972.

Atualmente, Serra Leoa é governada por Ernest Bai Koroma (desde 2007).
 
Referências

MURRAY, Jocelyn. África, o Despertar de um Continente. Andromeda Oxford. Londres: 2004.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Particularidades acerca da população e do território

De acordo com o livro "África, O Despertar de um Continente", de Jocelyn Murray (2004), 60% da população de Serra Leoa é composta pela soma dos povos mende ao sul e tenme ao norte. Além deles, há outros nove grupos menores, entre eles, os crioulos, com características afro-europeias, os quais vivem nas proximidades de Freetown e constituem classe ocidentalizada privilegiada. A língua krio, baseada no inglês, com contribuições de outros idiomas locais, é conhecida em todo o país pelos crioulos. No campo religioso, o islamismo é a crença predominante.
 
O livro ainda conta que a origem da composição étnica atual de Serra Leoa provém do séculos XV e XVI, quando os manes (possivelmente refugiados dos impérios sudaneses) chegaram à região, coexistindo com os povos que habitavam o local.
 
Quanto ao território, o país possui áreas de manguezal ao longo de 100 km na área costeira do oceano. A norte e a leste há a existência de área de planalto, com cordilheiras. O país está coberto de áreas de bosque tropical. Os rios não são navegáveis.

Foto com paisagem urbana de Freetown.
Foto: Fundação Pierre Verger
  
 Referências

MURRAY, Jocelyn. África, o Despertar de um Continente. Andromeda Oxford. Londres: 2004.

Serra Leoa - Freetown. In Fundação Pierre Verger. Web, 2015. Disponível em: http://www.pierreverger.org/. Acesso em:  03 de junho de 2015.

domingo, 7 de junho de 2015

A economia

A exemplo da grande maioria dos países africanos, arrasados por períodos de intensa exploração, por parte de outros países, Serra Leoa mantém um péssimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), figurando na posição 183ª (0,374 pontos, onde a proximidade de um ponto indica melhor desenvolvimento), com dados de 2013.  Os dados estão disponíveis no site do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
 
A moeda local, o leone, conta com valores baixíssimos. De acordo com o portal Terra Economia, um leonês precisaria trabalhar 45 anos para ganhar um piso mensal de um trabalhador de Luxemburgo, país europeu. No final do ano de 2013, o salário mínimo era de 21 mil leones, algo em torno de 11 reais, à época.
 
Com uma população predominantemente rural, Serra Leoa se utiliza da agricultura, através de cultivos como arroz, mandioca, amendoim e batata-doce, segundo o site Britannica Escola.
 
No entanto, o país conta com diversas minas de diamantes, as quais já motivaram inclusive, conflitos internos, como é possível ler neste blog, anteriormente. Entretanto, a maior parte da população não se beneficia desta riqueza natural.

A busca por diamantes em Serra Leoa,
em uma mina. Fonte: Britannica Escola
A partir de 2014, a epidemia de Ebola arrasou com a economia local, atrapalhando significativamente o crescimento do país. Órgãos como o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional (FMI) detectaram inúmeros prejuízos causados pelo vírus, do ponto-de-vista financeiro. O documento (em inglês) pode ser conferido aqui.

O diretor da ONU em Serra Leoa, David McLachlan-Karr, afirmou na ocasião que "Este informe é um alerta sério, que nos mostra que Serra Leoa enfrenta uma dramática perda do PIB, uma inflação significativa e uma queda severa no comércio e na produção nacionais em muitos setores". Outras particularidades relativas a esse relatório podem ser lidas no site do jornal Diário de Pernambuco.

Referências

Ranking IDH Global 2013. In Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Organização das Nações Unidas. Web, 2015. Disponível em: http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDH-Global-2013.aspx. Acesso em: 06 de junho de 2015.

Ebola corrói ganhos na Serra Leoa pós-guerra civil, alerta estudo. In: Diário de Pernambuco. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/11/14/internas_economia,542944/ Acesso em: 06 de junho de 2015.

Serra Leoa. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2015. Web, 2015. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/482500/Serra-Leoa>. Acesso em: 06 de junho de 2015.

De R$ 11 a R$ 6 mil: confira os salários mínimos pelo mundo. In: Terra. Web, 2013. Disponível em: http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/pessoa-fisica/de-r-11-a-r-6-mil-confira-os-salarios-minimos-pelo-mundo Acesso em: 06 de junho de 2015.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Independência e conflitos internos: A Guerra Civil

A independência de Serra Leoa se deu oficialmente em 1961. Porém, os britânicos, os quais exerceram o domínio colonizador no país, persistiram na influência mesmo após essa data. Dez anos depois, pelas mãos de Siaka Stevens, Serra Leoa tornou-se uma república presidencialista, amargando, porém, diversos conflitos e processos de poder internos.

Em 1978, um plesbicito aprovou a existência de um partido único, em uma tentativa de cessar os conflitos. Siaka Stevens permaneceu no poder durante 17 anos. Seu sucessor, o general Joseph Saidu Momoh, promoveu uma série de mudanças na constituição, com o retorno dos partidos e a garantia dos direitos humanos. Entretanto, o período em que este líder governou foi marcado por corrupção e abuso de poder.



Crianças foram utilizadas como soldados nos
conflitos da Guerra Civil (1991-2002). Fonte: Navegolândia
Em 1991, desavenças entre o governo e a Frente Revolucionária Unida fizeram com que milhares de civis fossem vítimas de uma Guerra Civil, onde ambas as forças de combate se beneficiaram de armamento ilegal, pago com diamantes a traficantes. Um acordo de paz garantiu o cessar-fogo e o fim da guerra, oficializado em janeiro de 2002.


A guerra deixou profundas marcas no país, uma vez que até crianças foram utilizadas nas batalhas como soldados. Algumas pessoas tiveram suas mãos amputadas. Outras, ainda, foram estupradas. Esses crimes de guerra começaram a ser apurados após o cessar-fogo.

Em 2003, um documento da associação Human Rights Watch descreveu as atrocidades cometidas no período bélico.


Cerca de 30 mil pessoas foram mortas - e milhares mutiladas -
durante a guerra, apontou o relatório
da Human Rights Watch em 2003. Fonte: BBC 

A história da Guerra Civil de Serra Leoa e a forma como os diamantes eram traficados naquele período serviram de inspiração a Hollywood para a realização do filme Diamante de Sangue (no original, Blood Diamond, 2006). Veja o trailer, a seguir:


Referências

Serra Leoa. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2015. Web, 2015. Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/482500/Serra-Leoa. Acesso em: 03 de junho de 2015.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bandeira, mapa com as principais cidades e hino de Serra Leoa


Bandeira de Serra Leoa. Fonte: Bandeiras Nacionais

Mapa de Serra Leoa e sua localização
no continente africano. Fonte: Britannica Escola


Ouça também o Hino Nacional de Serra Leoa em versão instrumental neste link.

Significado das cores da bandeira:

O verde tem referência na agricultura, nas montanhas e nos recursos naturais, o branco, por sua vez, significa unidade e justiça e o azul representa a esperança de um povo.
 
Referências
 
Serra Leoa. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2015. Web, 2015. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/482500/Serra-Leoa>. Acesso em: 01 de junho de 2015.

Serra Leoa. In Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Web, 2015. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/?title=Serra_Leoa. Acesso em: 31 de maio de 2015.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dados gerais sobre Serra Leoa


Brasão de armas de Serra Leoa.
Fonte: Brasil Escola
Serra Leoa é um país localizado na parte ocidental do continente africano. Seu nome deriva da observação do navegador português Pedro de Sintra, o qual associou as montanhas e colinas do atual Porto Freetown ao formato de um leão.

O país se constitui em uma república presidencialista, tendo conquistado a independência do Reino Unido em 27 de abril de 1961. Desde então, adotou o inglês como idioma oficial, apesar de contar com outras línguas regionais como o krio, o mende, especialmente ao sul, e o temne.

Sua capital, Freetown, abriga a sede do governo e é considerada a maior e mais importante cidade do país, uma vez que conta com aproximadamente cinco milhões e setecentos mil habitantes, de acordo com estimativas da CIA, no ano de 2014.

 Religião
 
O islamismo é a região predominante, mas coexiste com o cristianismo e outras crenças regionais.
 

Nota de quinhentos leonês (2003). Fonte: Wikipédia

A moeda de Serra Leoa é o leone. Atualmente (junho de 2015), um dólar equivale a aproximadamente 4350 leones. O país é extremamente pobre, apesar de ser um dos maiores produtores de diamantes do mundo. Já na agricultura, pratica essencialmente a subsistência.
 
 
Divisões geográficas
  
Serra Leoa é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo limitado a norte e a leste pela Guiné e a sudeste pela Libéria. Internamente, conta com quatro províncias - Província do Leste, Província do Sul, Província do Norte e Área Ocidental. Estas contam com outras quatorze subdivisões, chamadas distritos.
 


Mapa de Serra Leoa, com destaque à capital Freetown.
Fonte: Bureau of Consular Affairs


Referências

Serra Leoa. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2015. Web, 2015. Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/482500/Serra-Leoa. Acesso em: 31 de maio de 2015.

Serra Leoa. In Brasil Escola.  2015. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/serra-leoa.htm. Acesso em: 31 de maio de 2015.

Serra Leoa. In Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Web, 2015. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/?title=Serra_Leoa. Acesso em: 31 de maio de 2015.